A cada ano que passa, as empresas precisam se adaptar de maneira mais rápida às exigências de uma sociedade mais informada e integrada pelas redes sociais, que busca produtos e serviços não só focando qualidade e custo, mas principalmente a sustentabilidade empresarial.
As empresas desenvolvem competitividade baseada em mercados e economias instáveis e são muitas as variáveis que contribuem para direcioná-las neste sentido: transformações digitais, fusões estratégicas, globalização, mudanças frequentes e intensas na relação empregador e empregado, dentre outros.
Diante desse contexto o conceito de ESG (Environmental, Social e Governance) ganha cada vez mais importância, tanto na teoria como na prática dentro das organizações.
Enquanto ainda existe uma falta de clareza sobre a melhor forma de alcançar a sustentabilidade empresarial, estudiosos no assunto sugerem que o caminho é através da adoção de uma cultura organizacional orientada para a sustentabilidade com uma agenda transversal, que perpassa todos os departamentos.
Transformação cultural orientada para a sustentabilidade
O aspecto cultural para atingir a sustentabilidade empresarial está fundamentado no alinhamento entre os princípios e valores declarados pela organização e os praticados no dia a dia, com ênfase ao comportamento da liderança.
Entende-se com isso que o sucesso da sustentabilidade organizacional tem relação direta com o grau de mudança da cultura organizacional e essas mudanças não podem ser apenas superficiais ou aparentes.
No momento que não se modificam os pressupostos básicos, ou seja, a mentalidade coletiva das organizações, as mudanças serão apenas superficiais com ações tempestivas e sem efeito de longo prazo para as pessoas e, consequentemente, para os negócios. A transformação cultural orientada para a sustentabilidade envolve toda a cadeia de valor das empresas, modificando as relações com stakeholders.
Um dos maiores desafios de uma transformação organizacional é justamente a mudança cultural, que não pode ser imposta, e sim vivenciada pelos membros da organização através da prática dos valores declarados pela organização diariamente, aumentando assim o grau de internalização desses valores pelos colaboradores.
A partir do momento que as empresas alinham suas práticas e valores aos princípios desafiadores da sustentabilidade empresarial tornam-se capazes de se conectarem a sociedade como um todo num mundo sistêmico, onde o conhecimento da cultura organizacional é fundamental para entender quais as atitudes e comportamentos que farão diferença.
(Professora do curso Cultura Organizacional da Pitecg)
Confira nosso Portfólio de Cursos em ESG e faça seu negócio avançar em direção a um desenvolvimento mais sustentável e competitivo!